" Sonhe com aquilo que você quiser. Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que se quer!!!" (Clarice Lispector)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Adaptação Escolar e Como está sendo por aqui



Gente, as aulas começaram e com isso vem o fantasma da adaptação, principalmente pras mamães, que ficam apreensivas. Eu posso dizer pra vocês que estava muito acostumada com a minha filhota em tempo integral comigo, era a minha companheirinha, principalmente a tarde em que ficava só eu e ela, claro que era uma dedicação integral, eu tive que deixar de lado ou muitas vezes me sobrecarregar pra dar conta dos coisas que venho fazendo, mas estava acostumada com isso, apesar de final da noite estar exausta.
Agora Alice iniciou a aula, achei que ela fosse ficar numa boa e ficou, eu é que no início fiquei meio apreensiva pois aqui em casa ela tinha uma rotina, almoçava, depois fazia seu soninho, acordava, tomava sua vitamina na mamadeira e ficava brincando comigo. No colégio isso ia mudar bastante, pois na idade dela ( 2 anos e meio) não tem mais o tal soninho e o lanche é sem mamadeira e vitamina, só com lanchinhos tipo pãozinho, bolinho, bisnaguinhas e por aí vai.
Ela tava louca pra ir pra escola, desfilava com a mochila em casa e fui colocando na cabecinha dela como era bom brincar com novos amigos, que lá na escola tinha parque e brinquedos novos. 
No dia de ir pra escola, preparamos juntas o lanche e colocamos o uniforme, que achou lindo!  
Nesse dia foi, deu beijinho na mãe, no pai e no mano, o Rob até filmou, ficou numa boa, mas lá pelas três horas a professora, que por sinal é um doce, veio me trazer, pois ela tava só me chamando e caindo de sono e lanchou muito pouco também, já imaginava isso.

No segundo dia, comeu pouco e ficou até umas quatro horas pois começou a me chamar e o tal do sono.

No terceiro dia falei pra professora oferecer um colchonete pra ela fazer um soninho, mas ela aguentou bem e ficou até ás cinco,  ótimo!!!

E ontem ela ficou até ás cinco e meia, achei muito bom. Quanto a alimentação ta devagar ainda, mas daqui a pouco ela se acostuma e vendo os amiguinhos lancharem acaba comendo também.   
Só sei que vi crianças grandes até chorando muito e não querendo ir, achava que isso quase não acontecia.
No primeiro dia tinham muitos pais que ficaram lá aguardando, inclusive eu, e imaginava até que ela ia ficar desde o início até o final do período, mas vejo que é importante essa adaptação e ir aos poucos mesmo pra dar um gostinho de quero mais nas crianças.
Segundo o texto que li recentemente ( Fonte: Vivendo para Aprender):
" A adaptação não tem um período determinado, acontece de acordo com a necessidade de cada criança, o ideal mesmo é ir aos poucos para que a criança se acostume com o ambiente novo, professora e amiguinhos. Não devemos nos culpar por deixar nossos filhos na escola. A educação infantil trás inúmeros benefícios: proporciona o aumento das capacidades intelectuais, auxilia no desenvolvimento do caráter, contribui para a socialização, estimula a linguagem e a coordenação motora, favorece a construção da rotina e ainda contribui com bases para o amadurecimento da auto-estima, disciplina e confiança. O processo de adaptação não é tão difícil quanto parece. Tudo é mais fácil com um beijo carinhoso dos pais e de um colo acolhedor dos professores. E antes que você possa imaginar, seu filho irá reclamar por ter ficado pouco tempo na escola."

   A Alice quis levar seu ursinho pra escola, isso é importante no início, pois ter alguma referência familiar acalma e traz segurança para a criança. 
Mamães não fiquem aflitas que no início é assim, até uma mãe lá me falou, ele ficou bem eu é que não fiquei. Demonstrar insegurança na frente das crianças só torna o processo difícil.
Bola pra frente que tudo dá certo no final.

Beijosssss.
Ah, hoje por aqui uma chuvinha gostosa e o tempo deu aquela refrescada, delícia!!

15 comentários:

  1. Eita que fofa!!!! Eu tambem tenho estas fotinhas dos meninos! Ai que saudades! É dificil para nós, maes bobonas, colocarmos na cabeça que nossos bebes crescem e que se jogam no mundo, tornando-se independentes! Mas novas fases virão neh! E sempre com um gostinho de doce diferente! Bjaum e otima fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Estou sorteando brincos By Geo, serão 3 ganhadoras
    e tbm sorteio um tablet pelo niver do blog, participe ok!
    ótimo fim de semana♥

    bjinhos
    elly
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
  3. Criiiis! Que coisa mais fofoooo, ela 'e muito gostosa.A adaptacao 'eisso mesmo,,,paciencia e os pais terem confianca na escola e nos professores, 'e um processo de transicao para a crianca e para os pais de primeira viagem. Faz parte do crescimento....Um beijooo e ja o com saudadees...

    ResponderExcluir
  4. Oi Cristina
    Obrigada por suas palavras de carinho e conforto deixadas no blog.
    As minhas filhas também foram com esta idade para o maternalzinho, elas não tiveram problemas de adaptação, quando pintava o soninho a professora colocava pra dormir.
    Nunca me senti culpada por enviá-las pequenininhas pra escola, era bom pra elas e pra mim, podia fazer minhas coisas tranquila, ir pra academia, pois tinha certeza que
    elas estavam bem.
    Que bom que a Alice já está tirando de letra, ela tá muito fofinha de uniforme e mochilinha.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Concordo, amiga!
    Principalmente na idade da Alice. O melhor lugar para deixar a criança é na escola.
    É bom pra mãe que pode voltar a ser gente, se cuidar e cuidar um pouco mais do maridão também.
    A Alice só tem a lucrar e você também.

    A segurança dos pais nesse momento é fundamental.
    Sendo assim, parabéns aos papais da Alice!

    Tá linda vestida de criança grande...rs.

    Te mandei um email. Recebeu??

    Beijinhos no coração

    ResponderExcluir
  6. Falou em Alice eu apareço! Que gostosa de uniforme e mochilinha, mas essa coisa do soninho me deu um aperto no coração. Bjo!

    ResponderExcluir
  7. Cris, daqui a pouco sua filhota estará adaptada. No começo é assim mesmo. Na escolca ela vai se socializar e aprender.
    Só coisas boas.
    Bom final de semana. Bjs

    ResponderExcluir
  8. A Alice é uma lindona!!!! Simpatica, amigona, educada! Parabéns! Beijocas, Carol.

    ResponderExcluir
  9. Que cotoca!! A mochila parece maior que ela! que coisa mais fofa!
    Sabe, eu não tenho filhos (humanos!) mas acho que eu é que ia cair no choro de ter que deixar meu filho na escolinha. Acho não, tenho certeza... por isso meu marido ainda não quis!!!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Sei bem do que estás falando: meu pequeno (1ano e 8 meses) também foi pela primeira vez na creche este ano. Ele adorou!!! Fiquei na escolinha no primeiro dia, espiando de vez em quando pra dentro da sala e ele era só sorrisos com os novos amigos. Fez o período de adaptação de uma semana, ficando cada dia um pouco mais, e na sexta-feira pode ficar o tempo integral. Está almoçando bem, dorme na escola... De manhã já vem com a sandália e a mochila na mão pra sair. Estamos muito contentes e o Felipe mais ainda!! Pra nós tem sido uma ótima experiência. Bjos, Lu

    ResponderExcluir
  11. Olá Cristina

    Já passei por esta fase. Curta muito pois passa rápido demais.
    Uma ótima 3º feira à vc...

    BJ000000000..................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  12. Cris, sua Alice é linda ! Que Papai do céu abençoe essa nova fase.
    Já estou te seguindo pra sabe das novidades!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. oi,Cristina.
    No é natural que estranhe, afinal está saindo da segurança do lar pra conviver com pessoas que são estranhas a ela.
    Depois fica tudo bem, aliás ela está indo muito bem!
    bjs
    Angela

    ResponderExcluir
  14. Oie!!! Tem selo pra vc la no blog, passa lá! bjaum

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Vou adorar!