" Sonhe com aquilo que você quiser. Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que se quer!!!" (Clarice Lispector)

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Receita Bolo Integral de Frutas



Esse final de semana estive na praia, novamente na casa da minha sogrinha. Nos damos super bem é como se fosse uma mãe pra mim, eu a considero.
Ela é adepta de uma alimentação mais saudável, no que pode troca os refinados e industrializados pelo natural e integral.
 Fez esse bolo delícia que não podia deixa de passar pra vocês a receitinha, pois além de fácil é ótimo pra acompanhar aquele cafezinho da tarde.
Quando vou pra lá dou aquela desintoxicada, pois não consigo largar do meu pãozinho branco e esse bolo ajuda a dar aquela regularizada.

Vamos a Receitinha
1 copo aveia moída
1 copo farinha centeio
1 xíc açúcar mascavo
2 colheres sopa linhaça moída
Castanhas do pará
1 punhado uva passas
Ameixa preta ou frutas cristalizadas
6 bananas em rodelas
1 maçã cortada em cubos
3 ovos
1/2 xíc leite
1 colher sopa fermento em pó

Vamos fazer

Misturar tudo em uma tigela sem usar o liquidificador ou batedeira. Fica uma massa bem pastosa, pesada. Disponha na forma untada e enfarinhada e dê uma ajeitada na massa, pode polvilhar gergelin e colocar maçãs em fatias por cima com canela. 
As ameixas, castanhas e frutas você pode usar o que tiver em casa mesmo que fica uma delícia.  



Bom apetite!

Beijocas.

11 comentários:

  1. Adoro bolos, principalmente no final da tarde com um cafezinho.
    Como vc. gosta de bolos vou te mandar uma receitinha. Espero que gostes. A mensagem vai grande por conta das explicações:

    A receita do bolo é bem simples, e não vai fermento, até estranhei mas, resolvi fazer mesmo assim e deu certo pq o modo de fazer é que vai deixá-lo fofo. Tb não vai líquido, tipo leite, suco de laranja, só óleo mesmo.

    É assim, ó:

    Ingredientes

    6 ovos (claras separadas das gemas)
    1 xícara e meia de açúcar (a receita diz 2, mas eu não gosto de nada muito doce)
    1/2 copo de óleo (100 ml) {a receita diz 1 copo, mas eu não gosto de nada muito engordativo)
    1 xícara de farinha de trigo
    2 colheres de amido de milho (maisena)
    1 xícara de frutas secas, cristalizadas, incluindo uvas-passas
    1 colher de essência de baunilha ou raspas de limão (isso é coisa minha para tirar o cheiro do ovo, pq uso ovo caipira, você sabe - rs)

    Modo de preparar.

    Bata na batedeira as claras em neve, bem firme, aos poucos coloque as gemas, depois o óleo, depois o açúcar, o trigo e a maisena. Depois a essência, se quiser.

    Fica super fofo, enche a tijela. Daí unte uma forma pequena retangular ou de cone. Coloque a massa na forma. Coloque as frutas numa tijela e polvilhe farinha. E coloque delicadamente sobre a massa. Não precisa mexer nada. Ela vai pro fundo naturalmente.

    Asse em forno moderado por uns 40 minutos. (no meu forno levou 50 minutos) O bolo não pega cor, por isso tome cuidado para não deixar queimar por baixo esperando dourar por cima.

    Se quiser enfeitar, faça uma calda com açúcar de confeiteiro e caldo de limão e coloque enqto o bolo estiver morno.

    Ah!..se vc não tiver açúcar de confeiteiro (eu não compro, não) então faça o caseiro, assim:

    Coloque no liquidificador unas 4 colheres de açúcar. Bata bem para ficar bem fino, acrescente uma colher de maisena e bata mais um pouco para incorporar. Se quiser mais fino, passe por uma peneira. Dai dissolva com um pouco de água numa xícara e caldo de limão e espalhe pelo bolo.

    OBS: Não coloque as frutas embaixo, pensando: ah!. elas vão pro fundo mesmo....porque o bolo fica diferente. O fato das frutas ficarem em cima e descerem aos pouco com o calor de forno, faz com que a massa atinja a textura ideal. Se vc colocar as frutas embaixo, então as claras se separam e fica por cima do bolo uma espécie se suspiro. Não fica ruim, fica interessante...rsrs.....mas do outro jeito fica bem melhor. (experiência própria). kakakaka

    ResponderExcluir
  2. Que ótima receita Ana, qdo eu fizer vou postar aqui pra você ver como ficou. Brigadinha!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cristina
    Super bolo, Cristina. Deve ser delicioso. O visual tá uma beleza.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Cris ta com uma cara ótima, deve ter ficado uma delícia...
    por conta de varios quilinhos a mais, preciso reorganizar minha alimentação, essa é uma boa idéia...Mas quem disse q consigo, rs
    Obrigada pelo carinho, graças a Deus estão todos bem sim, consegui conversar pelo msn com minha cunhada hj, ela disse que a cidade está em estado lastimável... mas estão todos com saúde.
    bjinhos e apareça sempre sim!

    ResponderExcluir
  5. Cris,
    Esta com um aspecto super guloso... Parece ter ficado uma delicia : ) Gostei da receita bem pratico e fácil de fazer ; )
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Menina, que cara boa desse bolo!
    Eu queria aprender umas receitinhas mais saudáveis e saborosas. Adoro comer de forma saudável, o problema é que muitas receitas levam ingredientes difíceis de encontrar ou de ter em casa.
    Acho que é questão de hábito mesmo!

    Beijinhos e um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  7. Hum, parece delicioso!
    E ainda pro cima, integral!
    Vai para minha lista!

    ResponderExcluir
  8. Ah, eu vivo pensando em buscar receitas que use ingredientes integrais, mas o dia passa e sempre esqueço... (desculpa esfarrapada, né? rs)
    Adorei essa receita e com certeza vou testá-la. Maridão adora bolo e por ser mais saudável que o feito de farinha refinada, pode ser uma ótima opção. Quando fizer te conto!

    ResponderExcluir
  9. Hummmmmmmmmmmmmmmmm


    Tem um festival de selinhos no blog, vem escolher o seu!!


    Dani

    ResponderExcluir
  10. Já inclui nas minhas receitas, vou testar....
    Tenha uma ótima semana.
    Abraços
    http://euseivoucontar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. A receita parece ser realmente uma delícia, e como estou de dieta por conta das taxas de triglicerideos e colesterol, acredito poder comer, pois não leva nada que está na minha lista de proíbição...Obrigada por compartilhar...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Vou adorar!